sábado, 18 de maio de 2013

PLANEJAMENTO BRASILEIRÃO 2013


Saudações, Guerreiros Tricolores,
Semana que vem, começa o campeonato nacional mais equilibrado do planeta. O Brasileirão dá as caras tendo outras competições disputando espaço com ela, inclusive será feita uma pausa no torneio para o início da Copa das Confederações.
Com base naquela previsão do post anterior de Obrigação, Meta e SuperMeta. Fixei como média das metas respectivamente: 50%, 65% e 100% nos blocos das subdivisões feitas por mim.
Num planejamento otimista (pela previsão do sucesso do Flu na Liberta) dividi o primeiro turno em quatro partes (Pré-Copa das Confederações, Final da Libertadores, Pós-Libertadores, Enfim Brasileirão).
Na fase Pré-Copa das Confederações, abre o Campeonato Brasileiro e nessa fase serão disputados 5 jogos. É a fase mais tranquila do primeiro turno, porém a divisão da atenção do time com a Libertadores, nos faz ligar o alerta do time. Serão três jogos em casa (Atlético-PR, Criciúma e Goiás) e dois fora de casa (Portuguesa e Coritiba). Vislumbro um bom aproveitamento nessa fase se tivermos um bom primeiro jogo das Quartas-de-Final, um ótimo resultado no jogo de ida contra o Olímpia, trará tranquilidade e cessará a necessidade de gerenciar escalação para o segundo jogo do Brasileirão. Então a meta é de 10 pontos, mas a Supermeta é bem provável.
Acabada a Copa das Confederações (na qual espero termos sido vencedores, nós, o Brasil, é lógico) começa a fase mais complicada se tivermos, e que Deus nos permita, estarmos na semi-final e final da Libertadores 2013. A fase FINAL DA LIBERTA é tão complicada porque é impossível gerenciar um momento tão importante, e amigos, que pauleira que nos aguarda. Dois clássicos (Botafogo e Vasco) e um jogo contra o bom time do Inter em casa. Será com certeza escalado um time reserva e se conseguirmos a pontuação da Obrigação, 5 pontos, será uma conquista imensa.
Fim da Libertadores, e independente do resultado, a ressaca estará por vir, seja ela de luto ou de comemoração. A FASE PÓS LIBERTADORES, virá com desafio emocional importantíssimo. Ao contrário do que a maioria da torcida acha, jogador não é máquina, e manter a motivação em alta depois de um desafio tão grande, com o objetivo conquistado ou não, é tarefa sobrehumana. O maior desafio será combater o relaxamento (tomara) ou o desânimo. Mas como a competição é feita contra times e não sentimentos a tabela nos reserva 5 jogos, 3 partidas fora (Grêmio, Ponte e Vitória), 1 jogo em casa (Cruzeiro) e um clássico (Flamengo). Análise especial para o clássico dos clássicos que fecha esta série PÓS LIBERTADORES, nada como uma vitória para colocar o time com os pés no chão, seja puxando do céu ou reerguendo do buraco. Numa análise parcial um bom rendimento nessa fase estará entra a Obrigação (7 de 15 pontos) e a Meta (10 de 15 pontos).
Para terminar, o Brasileirão já estará se definindo (sim o primeiro turno sempre tem muito a dizer sobre o final do campeonato) quem quiser defender o título conquistado deverá entrar de cabeça definitivamente na competição. As 6 rodadas que compõem a FASE ENFIM BRASILEIRÃO trazem algumas apostas minhas que estarão na disputa do título ao fim do campeonato. Teremos 3 jogos em casa (Corinthians, Santos e Bahia) e 3 jogos fora (Náutico, São Paulo e Atlético-MG), a guerra voltou e o campeão também tem que ter voltado. Serão guerras e nossos guerreiros terão que estar preparados. A Meta (12 de 18 pontos) tem que ser perseguida com mais voracidade e por que não buscar, numa reta final chegarmos o mais próximo da Super Meta (18 pontos), mas historicamente times do Abel crescem e emendam série de vitórias, essa será a hora.

Vence o Fluminense,
RAFAPRESIDENTE





Nenhum comentário: